Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post

Governo brasileiro minimiza novas ameaças de Trump sobre operações na América Latina

Para militares e diplomatas, objetivo de presidente americano é tirar os holofotes sobre crise doméstica
Foto: Presidente dos EUA, Donald Trump • Leon Neal/Pool via REUTERS

O governo brasileiro minimizou nesta segunda-feira (6) as recentes declarações do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a intenção de iniciar operações militares na América Latina. Em um vídeo divulgado no sábado (4) pelo Departamento de Segurança Interna dos EUA, foram exibidas operações policiais com a intenção de afirmar que elas também serão efetuadas contra os cartéis de drogas. No domingo (5), Trump afirmou que o aumento da presença militar americana no Caribe interrompeu o tráfico de drogas da América do Sul. Além disso, até dezembro, as Forças Armadas dos Estados Unidos enviarão militares para o Panamá, México e Argentina para exercícios conjuntos com forças locais.

Diplomatas e militares brasileiros, com os quais a CNN conversou, avaliam que o presidente americano tem apostado na narrativa de guerra contra as drogas para desviar a atenção da crise doméstica nos Estados Unidos. Desde a semana passada, o governo americano entrou em “shutdown”, ou seja, paralisação total diante do impasse na aprovação da peça orçamentária. Até o momento, não houve sinalização de acordo entre Democratas e Republicanos.

Apesar da imprevisibilidade do presidente americano, militares de alta patente dos EUA já indicaram que não estão nos planos americanos, pelo menos neste momento, invasões no território da Venezuela ou do Brasil. Um movimento militar, segundo diplomatas brasileiros, também dificultaria um encontro entre Trump e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que já manifestou interesse de que o encontro ocorra ainda em outubro.

Apesar de minimizar a ameaça, o governo brasileiro realiza a Operação Atlas na Região Norte, com o objetivo de aprimorar a atuação das Forças Armadas no território amazônico. O exercício envolve o deslocamento estratégico de recursos humanos e materiais de diferentes regiões do país para a Amazônia, visando fortalecer a capacidade militar de atuação na região estratégica. O ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, deve se reunir com o presidente Lula nesta terça-feira (7) para detalhar a operação militar.

Notícias Mais Lidas

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post