O presidente Luiz Inácio Lula da Silva definiu a senadora Teresa Leitão como a nova líder do governo no Senado, após a saída de Jaques Wagner do cargo. A escolha faz parte da reorganização da articulação política do Palácio do Planalto para fortalecer a relação com a base aliada na Casa.
Primeira mulher eleita senadora por Pernambuco, Teresa Leitão assume a missão de conduzir as negociações das principais pautas de interesse do governo federal. A expectativa é de que ela atue na construção de consensos e na interlocução com diferentes partidos para garantir apoio às propostas do Executivo.
A mudança ocorre em um momento estratégico para o governo, que busca avançar com projetos econômicos, fiscais e administrativos considerados prioritários no segundo semestre. A experiência política da senadora foi um dos fatores levados em consideração para a indicação.
Com a nomeação, o governo reforça a participação feminina em cargos de liderança e aposta em uma nova etapa da articulação política no Senado, mantendo o diálogo como principal ferramenta para a aprovação de matérias de interesse do Executivo.